10 Sensos - Método Japonês para Qualidade Corporativa
- tqm.com | Cássia
- 22 de fev. de 2017
- 2 min de leitura

A ideia surgiu no Japão, trata-se de controle dos processos para assegurar o resultado final, entregando os produtos e serviços conforme expectativa do cliente, por conseguinte um bom clima organizacional.
1. SEIRI | Senso de Utilização
Possuir o necessário na quantidade certa!
Maior senso de organização e economia, reaproveitando os recursos disponíveis; Liberação de espaço para diversos fins; Aumento da produtividade das pessoas envolvidas; Menos riscos de acidentes no local de trabalho; Evita compras desnecessárias; Combate a burocracia.
2. SEITON | Senso de Ordenação
Cada coisa no seu lugar, um lugar para cada coisa!
Reduz o tempo de busca daquilo que se precisa usar; Facilita a movimentação interna; Evita compras desnecessárias e danos aos objetos estocados; Aumenta a produtividade, racionaliza o trabalho e diminui o cansaço físico e mental; Evacuação rápida em caso de perigo.
3. SEISOU | Senso de Limpeza
Mais importante que limpar é não sujar!
Ambiente mais agradável e sadio; Ajuda na prevenção de acidentes; Melhoria e preservação dos equipamentos, proporcionando maior vida útil; Diminuição do desperdício; Prevenção da poluição; Melhoria da imagem interna e externa da empresa.
4. SEIKETSU | Senso de Saúde
O local onde vivemos e trabalhamos devem estar sempre favoráveis a saúde e a higiene!
Prevenção de acidentes; Elevação dos níveis de satisfação e motivação pessoal; Prevenção e controle do estresse; Melhoria da qualidade de vida. Economia em combate a doenças (enfoque preventivo).
5. SHITSUKE | Senso de Autodisciplina
Cumprir padrões e metas é ter disciplina!
Conscientização da responsabilidade em todas as tarefas; Cumprimento das regras e procedimentos estabelecidos; Serviços executados dentro dos requisitos de qualidade; Desenvolvimento pessoal e profissional; Aumenta a possibilidade de resultados de acordo com o planejado; Incrementa a qualidade geral dos serviços e das relações interpessoais.
6. SHIKARI YARO | Senso de Determinação e União
O exemplo vem de cima. Motivação, liderança e comunicação são as chaves desse Senso! Aumento da confiança dos empregados perante a organização;
Maior compromisso dos empregados na busca de resultados;
Melhora nas relações interpessoais;
Preserva Talentos.
7. SHIDO |Senso de Aprendizado e Treinamento
Valorizar pessoas, constante qualificação profissional!
Maior empregabilidade;
Desenvolvimento de talentos;
Aumento da produtividade e resultados.
8. SETSUYAKU |Senso de Economia e Combate aos Desperdícios
Reduzindo os custos e aumentando a produtividade!
Economia com a redução dos desperdícios de materiais e serviços; Redução de horas extras; Reeducação das práticas de aquisição de materiais; Preservação do meio ambiente.
9. SHISEI RINRI |Senso dos Princípios Morais e Éticos
Cada um tem que saber avaliar o que pode ou não fazer no exercício da sua função!
Empregados mais compromissados com os resultados da empresa, com atitudes éticas perante os clientes, acionistas, fornecedores e com as equipes de trabalho da qual fazem parte.
[if !supportLineBreakNewLine]
10. SEKININ SHAKAI |Senso de Responsabilidade Social
Responsabilidade Social vão além dos pagamentos de impostos, tributos e cumprimento da legislação trabalhista e ambiental!
Melhora da imagem perante a sociedade e órgãos governamentais; Maior produtividade dos empregados; Transparência nas ações com todos stackholders; Participação do crescimento sócio - econômico da população; Preservação do meio ambiente.
[endif]
“ Somente quando nos sentirmos orgulhosos por termos construído um local de trabalho digno e nos dispusermos a melhorá-lo continuamente, ter-se-á compreendido a verdadeira essência do 10 S”
Comments