A Humildade de um Líder!!! – A Humildade tende a nos prevenir de um comportamento arrogante e insole
- Cássia Cardoso
- 3 de dez. de 2016
- 3 min de leitura
Desejar ser humilde tem o seu valor, SER de fato, precisará iniciar com uma autoavaliação.
Você é capaz de exercer influência sobre o comportamento de sua equipe?
Você acredita que precisa do seu liderado?
Consegue reconhecer os valores de cada um da sua equipe?
Sente que tem responsabilidade com o crescimento e aperfeiçoamento da sua equipe?
Fica confortável ao falar das dificuldades e falhas da “sua” equipe para outros?
Um líder humilde se satisfaz em ouvir seus liderados, procura conhecer o dia a dia de cada um, considera importante que seu liderado permaneça satisfeito e motivado.
A princípio pode parecer complicado ser tão compreensivo e “bonzinho”, existem líderes que temem perder autoridade, porém é possível simplificar tudo quando, o respeito juntamente com sua convicção e firmeza se tornem evidentes, se começar pelo líder certamente terá seguidores e ainda ficará claro quem está no seu time ou jogando contra.
Valorizar e respeitar sua equipe não prejudicará as normas da empresa, procure sempre considerar a missão, visão e valores da empresa com prudencia, assim manterá o equilíbrio e unicidade dos objetivos comuns.
Dicas de como valorizar mais sua equipe;
Procure se aproximar de sua equipe, em visitas periódicas e amigáveis, sem o sentimento de “espião”, proporcione pequenas reuniões.
Se interesse e entenda as dificuldades que eles enfrentam no dia a dia.
Escute suas ideias, ainda que te pareçam insignificantes, procure ponderar, e se a ideia estiver muito distante de uma realidade, nunca dê Feedback negativo sem se preparar antes, poderá desmotivá-lo desnecessariamente.
Quando visualizar alguma mudança que envolva sua equipe, certifique-se do motivo original de estar do jeito que está até esse dia, pode haver uma causa que precisará considerar na sua possível mudança.
E quando estiver fazendo novos planejamentos que envolvam direta e indiretamente sua equipe, permita a participação deles, ainda que em uma pequena parcela, é importante que se sintam envolvidos e assim comprem suas ideias antes da divulgação oficial, somente impor poderá funcionar também, porém com qualidade inferior.
Se não consegue confiar em sua equipe, precisará mudar isso imediatamente, pense comigo: É sua equipe, você confiou a eles o trabalho, você identificou o perfil para cada função, ou seja, não confiar na equipe é como não confiar no seu trabalho. Se não foi você quem formou a equipe, faça uma avaliação se está saudável e se os perfis estão de acordo com a função. Caso contrário, seu fardo ficará muito pesado e o clima organizacional comprometido.
Respeite o tempo de seus liderados, sei que todos nós temos prazos e cada dia está mais difícil esperar, mas se você se programar e tiver uns dias, negocie o prazo, tudo ficará mais fácil e ele se sentirá seguro para entregar um bom trabalho.
Seu liderado errou!!! Quem nunca errou? Quando alguém falar algo negativo de seu liderado, antes de qualquer posicionamento diga que precisa entender o que aconteceu com ele primeiro, pode ser algo pontual, um equívoco, ou até mesmo uma injustiça e ainda que seja fato real, entender e conseguir evitar que ocorra novamente será mais eficaz que repreender ou corrigir sem entender. Muito cuidado, o erro do seu liderado pode ser uma falta de atualização no procedimento de sua alçada ou uma falha de processo que depende de você.
Brigue por eles e não com eles!! Sei que os mais conservadores acharão estranha essa colocação, porém trata-se simplesmente de fazer um acordo com sua equipe, comprometa-se a fazer o que for possível a você para conquistar um ambiente agradável e sadio no local de trabalho, e peça o comprometimento deles de que você não precisará “brigar” com eles.
Se prepare muito para o Feedback, e nunca se esqueça de tratá-lo exatamente como você gostaria de ser tratado.
Nunca faça uma avaliação precipitada do seu liderado, antes de uma substituição, veja se não é válido potencializar suas características positivas, elas sempre existem e podem te surpreender na função inicial ou em outra.
Nunca trate sua equipe como um “meio” para o sucesso dos seus projetos, isso poderá transformar colaboradores motivados em “máquinas” movidas por salário e diariamente ansiosas pelo final do expediente.
Você trabalha bem sobrecarregado de tarefas? Acredito que não com a mesma qualidade, então pense nisso antes de sobrecarregar sua equipe.
Tanto o objetivo de alcançar metas como a satisfação dessas metas alcançadas, devem ser de sua equipe também. Se sua equipe não “vestiu a camisa” dos seus objetivos e metas, é bem provável que você não as preparou para isso!!!
“Um homem verdadeiramente humilde é consciente da diminuta extensão de seu próprio conhecimento, da grande extensão de sua ignorância e da insignificante extensão de seu entendimento comparado com o entendimento de Deus”. (Filósofo Norte-Americano, Jonathan Edwards)
Leu e sentiu vontade de comentar ou criticar, participe, são apenas dicas de alguém que valoriza a humildade. Obrigada!

Commentaires