Como aumentar o Engajamento da sua Equipe.
- Vicente Falconi (Entrevista Revista Exame)
- 6 de dez. de 2016
- 2 min de leitura
“O primeiro ponto será treinar, e treinar muito bem, a supervisão para que fique bem claro o papel dela nesse processo.
O segundo ponto é iniciar devagar, com alguns poucos supervisores, aprender e depois avançar aos poucos até que se tenha toda a empresa no jogo.
Existem várias maneiras de fazer esse programa. Mas a iniciativa deve ser, sempre que possível, do supervisor.
Antes de mais nada, ele deve chamar sua equipe e dizer:
“Gente, queremos melhorar nossa área de trabalho. Quero pedir a vocês que me ajudem a listar todos os nossos problemas, coisas que incomodam vocês. Coloquem essas ideias numa folha de papel, escrevam seu nome para que a gente possa conversar e depois ponham na caixa”.
Depois esse supervisor chama sua turma de novo e pede a cada um para eleger três prioridades da lista. Começa a resolver os problemas pela maior prioridade percebida. Para solucionar cada um deles, ele deve chamar sua turma e dizer:
“Temos um problema de aquecimento deste motor (ou excesso de consumo de papel, ou outro qualquer).”
Gostaria que vocês pensassem nessa questão e me dissessem qual é a causa por trás disso. Escrevam sua ideia, coloquem seu nome para que a gente possa discutir e depois ponham nesta caixa. Na próxima segunda-feira, vou recolher para discutirmos. Muito obrigado”.
Uma vez resolvido o problema, o supervisor chama a turma de novo, elogia o empenho de todos e diz quem foi o autor da ideia — para que a pessoa se sinta reconhecida.
Então, ele conclui que todos os programas bem-sucedidos (e existem muitas variações em relação à forma como coloquei) são conduzidos de forma PROATIVA. (grifo nosso)
Esses programas, com o tempo, podem ser utilizados para medir o nível de satisfação e engajamento do pessoal. Um dos indicadores possíveis é o número de sugestões apresentadas por funcionário a cada ano."
Comments